Ano inesquecível ou para esquecer? – Como foi 2022 na GOLDEN SGF

Na GOLDEN SGF, o ano de 2022 fica marcado pela fusão com a Previsão – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A., por incorporação desta na GOLDEN SGF, permitindo reforçar a posição desta sociedade gestora no mercado nacional. Fruto de um trabalho árduo e consistente, a GOLDEN SGF aproxima-se cada vez mais do seu objetivo de se tornar a Entidade Gestora de referência no mercado português com competência amplamente reconhecida ao nível da qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

O ano foi especialmente difícil para os mercados financeiros, que registaram quedas significativas nas principais classes de ativos. Depois de um ano anterior bastante exuberante, o sentimento do mercado começou a mudar logo no início de 2022 tendo continuado negativo até ao final do ano. Da mesma forma que os mercados tinham beneficiado dos estímulos fiscais e, sobretudo, dos estímulos monetários em resposta à crise pandémica, é precisamente na alteração das políticas monetárias da maioria dos bancos centrais que se pode identificar a causa principal da mudança de direção.

As taxas de inflação em máximos de décadas, perspetivas de desaceleração económica e as políticas restritivas dos bancos centrais (a FED subiu taxas sete vezes num total de 425 pontos base e o BCE quatro vezes num total de 250 pontos base) influenciaram negativamente o comportamento dos mercados financeiros. 2022 será especialmente lembrado pela guerra na Ucrânia, que se iniciou com a invasão russa em 24 de fevereiro. O conflito acabou por agravar algumas das dinâmicas que já se iam instalando, como a subida dos preços e o aumento do risco geopolítico a nível mundial. A resposta do Ocidente acabou por ser mais coesa do que se poderia prever, isolando a Rússia.

Por outro lado, a relação entre a China e os EUA continuou a degradar-se, o que colocou pressão sobre os ativos chineses, num contexto em que a Covid-19 havia já afetado fortemente a economia daquele país. Num contexto de elevada volatilidade, a GOLDEN SGF procurou sempre as melhores soluções de investimento, tendo por base os princípios de preservação de capital, transparência, liquidez, orientação para o cliente e independência que regem a sua atividade, primando por fazer a diferença ao nível das rentabilidades apresentadas.

O resultado da nossa estratégia refletiu-se nas posições alcançadas no ranking das rentabilidades da APFIPP, com nove dos nossos Fundos no Top 3 das classes que integram:
• no nível de risco 3: o PPR GOLDEN SGF Poupança Garantida (1º) e PPR GOLDEN SGF Poupança Conservadora (2º) o FPA GOLDEN SGF Reforma Garantida (1º), FPA GOLDEN SGF Reforma Conservadora (2º) e FPA GOLDEN SGF Reforma Equilibrada (3º)
• no nível de risco 4: o PPR GOLDEN SGF Poupança Equilibrada (1º), PPR GOLDEN SGF Poupança Ativa (2º) o FPA SGF Square Ações (1º)
• no nível de risco 5: o PPR GOLDEN SGF Poupança Dinâmica (1º)

Fruto do trabalho desenvolvido, a GOLDEN SGF registou um crescimento de 75% dos ativos geridos face ao decréscimo de 12% apresentado pelo mercado, com um aumento do volume sob gestão na ordem dos 82,5 milhões de euros e com uma captação superior a 2500 novos clientes. A GOLDEN SGF congratula-se por ser a única Entidade Gestora a encerrar 2022 com aumento dos ativos sob gestão!

Ao nível das linhas de negócio destacamos o excecional crescimento de 26% alcançado nos PPR, num ano em que o mercado apresentou um decréscimo de 2%. Já nos Fundos de Pensões Abertos, a GOLDEN SGF cresceu 74%, quando o mercado decresceu 5%.
Por sua vez, nos Fundos de Pensões Fechados, fruto fusão com a Previsão – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, a GOLDEN SGF apresentou um crescimento superior a 150%, face ao decréscimo sofrido pelo mercado de 13%.

Reforçamos a continuidade do investimento no projeto de desenvolvimento tecnológico da GOLDEN SGF com o “Product Discovery”, cujos impactos se irão começar a sentir no primeiro semestre de 2023.

Numa situação tão difícil e exigente, é de assinalar que mais uma vez a GOLDEN SGF, apresentou resultados positivos, fortalecendo o ciclo iniciado em 2019 e que, estamos convictos que se mantenha, numa clara demonstração do que é possível obter quando se junta uma excelente equipa, com uma estratégia de gestão altamente profissional e dedicada.