As recomendações da OCDE 2020 às quais devemos prestar atenção!

Foi publicado recentemente pela OCDE um relatório com recomendações e orientações aos decisores políticos e às autoridades nos seus esforços para criar um quadro regulamentar em que os mercados de capitais possam apoiar a dinâmica do setor empresarial.


Qual é a importância?

Tendo em conta a atual crise que vivemos este relatório assume um relevo ainda maior, dado que a recuperação económica dependerá, em grande parte, do reforço dos balanços das empresas e do acesso destas a investidores “pacientes” que lhes possibilitem a realização dos investimentos estruturais necessários.



Mas as famílias também poderão ter um papel essencial nesta recuperação!

Na opinião da OCDE, Portugal dispõe de uma boa base para as reformas necessárias, apontando o baixo rácio de poupança, como um dos obstáculos ao desenvolvimento dos mercados de capitais.

Nesse sentido, a OCDE defende o aumento da cobertura e da confiança no sistema privado de pensões, harmonizando as regras fiscais e benefícios aplicáveis, tipo de contribuições e restringindo as possibilidades de reembolso, criando assim uma forma de incentivar a poupança de longo prazo. É aqui que pode pensar na Golden SGF!

Considerando também a relativa baixa alocação da gestão de ativos nacional a ações, a OCDE propõe que os esforços para reverter essa situação sejam suportados por um incentivo fiscal para investir no mercado de ações, e com isto, também a introdução de um programa de educação financeira. E aqui também pode pensar nos nossos produtos que investem em ações!

Assim, os Fundos de Pensões podem assumir um papel de crescente importância como investidores institucionais, ao canalizar para o mercado de capitais volumes cada vez maiores de poupança dos particulares.



Fundos de Pensões

Estes veículos proporcionam às famílias oportunidades de investimento muito interessantes, ao possibilitar o acesso a um leque mais diversificado de opções para a gestão das suas poupanças, além de poderem providenciar rentabilidades interessantes.

Além disso, os Fundos de Pensões beneficiam de um esquema de tributação atrativo, possibilitando aos seus Participantes o acesso a condições fiscais muito favoráveis, não só no ano do investimento como no momento do reembolso.



Win- Win-Win

Ganhar, ganhar e ganhar! É o que acontece se tiver um Fundo de Pensões.

Ganha porque está a poupar.

Ganha porque tem benefícios fiscais.

Ganha porque pode obter rentabilidades vantajosas.

E ainda assume um papel essencial na recuperação económica!



De que está à espera?

Dispomos de uma oferta de 7 PPR e 4 Fundos de Pensões Abertos. E, como sempre, estamos aqui disponíveis para lhe prestar todo o apoio e encontrar a solução mais adequada ao seu caso.